Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha apresenta um Brasil diferente com ares europeus e um ”quê” de sofisticação. E na UNIGLOBE Megtur, você encontra os melhores pacotes promocionais por preços imperdíveis. Convenhamos que visitar a Serra Gaúcha é um convite quase irrecusável, afinal a região reúne alamedas floridas, folclore, belas paisagens, hotéis e pousadas aconchegantes, além daquele friozinho típico do sul do país. Definitivamente, é muita riqueza para um lugar só!
As festas aliadas à tradição dos colonos alemães e italianos encantam os visitantes e proporcionam momentos inesquecíveis, incluindo o Natal Luz e a Festa da Colônia. Isso sem falar da gastronomia impecável, dos passeios pelas vinícolas, do turismo ecológico e do espírito de aventura que ronda a Serra Gaúcha. A cada cidade, novas atrações a tornam, um dos destinos turísticos brasileiros mais especiais.
Não perca tempo e descubra esse pedacinho da Europa, sem sair do país. Confira os pacotes de viagens promocionais com destino a Serra Gaúcha, monte seu pacote de viagem na UNIGLOBE Megtur e boa viagem!

O destino Serra Gaúcha

Não é exagero dizer que a Serra Gaúcha é um pedacinho da Europa no Brasil. Tudo contribui para que você se sinta em algum lugar da Itália ou da Alemanha. A começar pelo clima temperado, muito raro em um país tropical. Em algumas cidades da Serra, a temperatura pode chegar a 10 graus negativos no inverno e até nevar. Boa parte da população local é descendente de europeus, salvo uma pequena influência indígena. Em Gramado, por exemplo, 40% das pessoas têm ascendência italiana, 30% alemã e 30% portuguesa.
A região é dividida em Rota das Hortênsias e da Uva e do Vinho. Na Rota das Hortênsias – onde estão Gramado, Canela, Nova Petrópolis e outras – predomina a cultura alemã e todo o seu encanto, apreciado nas cidades decoradas por jardins, casas em estilo enxaimel, bandinhas tradicionais e chocolate caseiro. O alemão ainda é falado nas colônias e preservado como um patrimônio. Já a região da Uva e do Vinho concentra os descendentes de italianos, que trouxeram para o Brasil as técnicas de cultivo da uva. Nestas cidades – Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi e Carlos Barbosa – é possível passear pelos vinhedos, acompanhar a produção das vinícolas e provar pratos caseiros com tempero italiano.

Atrações na Serra Gaúcha

Vista da entrada de Gramado

Ao primeiro olhar, Gramado inspira tanta perfeição que mais parece uma obra de arte, no entanto, basta algumas voltas pelas ruas para compreender o real encanto. Embora existam dezenas de programas disponíveis, a própria cidade continua sendo a melhor atração. Linda e romântica, Gramado apaixona os turistas por sua arquitetura europeia, alamedas repletas de hortênsias, janelas enfeitadas e restaurantes charmosos, tanto que é comum os visitantes retornarem a este cantinho da Serra mais de uma vez. Isso porque, a felicidade é emoção comum em Gramado.
Circule pelas avenidas das Hortênsias e Borges Medeiros, redutos natos de bons restaurantes, lojas, cafés e gente querendo ver e ser vista. Com a cultura germânica de cultivar e preservar tudo o que possuem, os gramadenses exibem lindos bosques, parques e praças como é o caso da Praça Major Nicoletti, da Praça das Comunicações – onde acontece a tradicional Festa da Colônia – e dos lagos Joaquina Bier e Negro.

Eventos Inspiradores

Pacote de turismo para Serras Gaúchas

Em agosto, a efervescência invade a cidade, afinal é neste mês que acontece o Festival de Cinema de Gramado, com exibição do melhor da produção cinematográfica nacional e latina. A cidade ganha certo glamour e artistas passeiam por suas ruas. Mas quem pensa que o festival de cinema é o principal evento da cidade, é porque ainda não conhece o Natal Luz.
Gramado vira a própria casa do Papai Noel: as ruas são decoradas e acontecem diversos shows como o Grande Desfile de Natal, na Avenida das Hortênsias; a Fantástica Fábrica de Natal, espetáculo sobre aventura de um menino que vai até a fábrica do velho Noel, e o Nativitaten, musical único entoado por cantores líricos com fogos de artifícios, luzes e águas dançantes. Além disso, há também a Aldeia do Papai Noel, aberta à visitação no Parque Knorr. É um belo passeio para quem tem filhos ou deseja relembrar a infância! Que tal descansar e se divertir num lugar legal? Então, reserve seu pacote de viagem na Megtur!

Gramado – Mini Mundo
Pacote de viagem para Serra Gaucha

Criado pela família Höppner em 1981, nele funciona a fantasia de uma cidade em miniatura, ao estilo Legoland, na Dinamarca. Mostra réplicas de castelos, ferrovias, moinhos, praças, igrejas, estaleiros, teleféricos, torres, lagos, cascatas e casas típicas, num mundo imaginário e criativo. COMO CHEGAR: Rua Horácio Cardoso, 291 – Gramado | www.minimundo.com.br.

Gramado – Palácio dos Festivais
Pacote de viagem para Serra Gaucha

A cidade é sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado. No período do evento, que acontece em agosto, recebe artistas consagrados dos mais distintos lugares do mundo e lança no mercado filmes de curta, média e longa metragem, concorrentes ao ”Kikito”. COMO CHEGAR: Av. Borges de Medeiros, 2697.

Gramado – Lago Negro
Pacote de Viagens par Rio Grande do Sul

Uma das atrações mais românticas de Gramado, o Lago Negro é rodeado por um ambiente florido, onde é possível andar a pé ou de bicicleta. Para os namorados a paisagem do lago é inspiradora, graças às águas refletindo a imagem das árvores e flores ao redor. Quem preferir observar de perto pode andar de pedalinho. COMO CHEGAR: Rua A. J. Renner.

Gramado – Festa da Colônia
Pacote de turismo parario grande do sul

Criada para celebrar a cultura dos colonos alemães e italianos da região de Gramado, esta festa é uma das mais divertidas da cidade. Durante os dez dias de comemoração acontecem desfiles de carros típicos, apresentações de bandinhas e grupos de dança, exposição de produtos artesanais e a degustação de uma farta gastronomia típica. INFORMAÇÕES: www.festadacoloniagramado.com.br

Gramado – Lago Joaquina Rita Bier
Pacote de turismo para rio grande do sul

Situado no Bairro Planalto, com 17.000 m² e mais de 70 anos, o lago Joaquina Rita Bier é rodeado por casas de veraneio, hotéis e históricas araucárias. O charme do lago é uma pequena ilha em seu interior. Os gramadenses afirmam que uma caminhada pelas margens do lago repõe as energias.

Gramado – Parque Knorr
Pacote de turismo para Serras Gaúchas

Projetado por Oscar Knorr, em meados da década de 40, o parque é hoje um dos recantos mais lindos de Gramado. Há muito verde, bosques, as tradicionais hortênsias e, claro, a magia do Papai Noel. O parque fica na rua Bela Vista, na sede do município. Do Parque Knorr é possível avistar o Vale do Quilombo, um lugar de natureza privilegiada a 850 m de altitude.

Gramado – Pórticos

Pacote de viagem para Serra Gaúcha

O pórtico de entrada pela Via Nova Petrópolis é uma construção em estilo bávaro rodeado por jardins floridos (e muito bem cuidados), sendo um dos pontos preferidos para os cliques das máquinas dos turistas. Caso o visitante chegue a Gramado pela Via Taquara, verá o Pórtico Entrada Via Taquara, uma homenagem à colonização alemã.

Canela – Parque do Caracol
Pacote de Viagens para Serra Gaúcha

É lá que está localizada a famosa Cascata do Caracol, com queda livre de 131 m, formando uma paisagem de rara beleza. Quem tiver fôlego pode descer os 927 degraus até a base da Cascata ou caminhar por trilhas ecológicas. COMO CHEGAR: Rodovia RS 466.

Canela – Parque da Ferradura
Pacote de turismo para Serras Gaúchas

Dos mirantes pode-se ter uma bela vista para o Rio Caí em forma de ferradura e para a cascata do arroio Caçador, em um cânion de 420 metros de profundidade. COMO CHEGAR: RS 466 – Km 6 – Telefone: (54) 9969-6785.

Canela – Parque do Teleférico

Pacote de turismo para Serras Gaúchas

O teleférico é a grande opção para apreciar a Cascata do Caracol, sem precisar gastar muita energia. Com extensão total de 830 metros, leva o visitante a um mirante com vista frontal até a cascata e o Vale da Lageana. Excelente lugar para fazer fotos inesquecíveis. COMO CHEGAR: Estrada do Caracol, Banhado Grande 450 | www.canelateleferico.com.br.

Canela – Castelinho Caracol
Pacote de viagem para o Sul

O Castelinho Caracol foi uma das primeiras residências da cidade, construída no começo do século XX. Hoje, o local é um museu que leva os visitantes à época da imigração alemã. A dica é conferir a Casa de Chá, com geleias de frutas da estação e o delicioso Apfelstrudel, a torta de maçã acompanhada com sorvete de creme. ENDEREÇO: Estrada do Caracol, km 03 s/nº | www.castelinhocaracol.com.br.

Canela – Alpen Park
Pacote de viagem para Serra Gaúcha

No parque de diversão da Serra Gaúcha não espere brinquedos tradicionais. O visitante pode descer as montanhas em um trenó sobre trilhos que alcança até 40 km/h ou praticar arvorismo em passarelas altas e tirolesas. A adrenalina e a vista proporcionadas pelos brinquedos compensa o frio na barriga. COMO CHEGAR: Estrada do São João, 901 | www.alpenpark.com.br . A UNIGLOBE Megtur oferece este passeio no tour O Outro Lado da Serra, confira o preço e a disponibilidade na área ”serviços opcionais” do pacote escolhido.

Bento Gonçalves – Vinícola Aurora

Pacote de Viagens para Serra Gaúcha

Muito conhecida na cidade, esta vinícola foi a primeira a abrir as portas ao público nos anos 80 e, hoje, recebe cerca de 100 mil turistas por ano. Oferece uma degustação gratuita de todos os seus produtos, na nova sala de vinhos, recentemente reinaugurada. COMO CHEGAR: Rua Olavo Bilac, 500 – Bairro Cidade Alta | www.vinicolaaurora.com.br. A UNIGLOBE Megtur oferece este passeio no Tour Uva e Vinho, confira o preço e a disponibilidade na área ”serviços opcionais” do pacote escolhido.

Bento Gonçalves – Colheita da Uva
Pacote de viagem para o sul

Cristais de Gramado

Pacote de turismo para o Rio Grande do Sul

A Cristais de Gramado, na Serra Gaúcha, é a única fábrica de cristal artístico no Rio Grande do Sul com produção ao vivo de peças em cristal, a partir da técnica milenar de Murano. Lá, o visitante encontra artesãos soprando ferramentas que dão forma a cristais coloridos, feitos em no máximo 2 minutos, antes do material esfriar. Se for sorteado, ainda pode fabricar o seu próprio cristal e levá-lo de recordação. Além de oferecer ao visitante a oportunidade ímpar de observar mestres vidreiros em atividade produtiva, a Cristais de Gramado, localizada no bairro Várzea Grande, também expõe em ambiente finamente decorado as mais belas peças de cristal trabalhadas artesanalmente, num showroom com mais de 1,2 mil peças decorativas.

 

Caxias do Sul

Pacote de turismo para o Rio Grande do Sul

Logo que o visitante coloca os pés em Caxias do Sul tem a impressão de estar em dois lugares diferentes. O antigo e o novo convivem em perfeita harmonia, prova disso, é o convívio de construções arquitetônicas da imigração italiana, em estilo europeu, com modernas fachadas dos prédios nas ruas do centro da cidade. Destaque para a Casa de Pedra (foto), um museu dedicado aos hábitos dos imigrantes italianos que colonizaram a cidade.

Nova Petrópolis
Pacote de viagem Serra Gaúcha

Nova Petrópolis é um pedacinho da Alemanha cravado no sul do país, uma cidade que preserva, até hoje, toda a cultura, costumes, tradições, incluindo o idioma dos colonizadores. Em um breve passeio pela cidade, nota-se a identidade germânica nos trajes típicos, na arquitetura enxaimel, nas danças e músicas folclóricas, e claro, na gastronomia. Um dos grandes atrativos de Nova Petrópolis é a sua paisagem. Por onde se olha é possível avistar belíssimos jardins floridos, dando jus ao título de Jardim da Serra Gaúcha.

Garibaldi
Pacote de viagem Serra Gaúcha

Esta cidade que leva o nome do herói italiano Giuseppe Garibaldi é um dos destaques da região turística Uva e Vinho por produzir os melhores espumantes do Brasil. Em Garibaldi estão vinícolas famosas como a Chandon, Peterlongo e Generino Rossoni. A boa pedida é visitar a Rota dos Espumantes, onde é possível conhecer a história e acompanhar todos os processos de fabricação do produto, desde a elaboração, engarrafamento até a melhor parte, a degustação.

Gramado – Natal Luz

Pacote de Viagens para Serra Gaúcha

Gramado torna-se uma terra encantada durante o Natal, com desfile, corais, Papai Noel, tradições religiosas e vários espetáculos que enchem as ruas de magia, emocionando adultos e crianças. Destaque para Navitaten, Fantástica Fábrica de Natal, Grande Desfile de Natal e Show de Acendimento de Luzes.

Gramado – Dreamland

Pacote de viagens para o rio grande do sul

Atração recém-inaugurada na Serra Gaúcha, o Dreamland (Museu de Cera de Gramado) é o primeiro projeto do gênero na América Latina. Possui diversas peças de cera retratando astros famosos como Elvis Presley, John Travolta, Antonio Banderas, Mike Tyson e muitas outras. Está aberto todos os dias, das 8h às 18h e na alta temporada, estende o funcionamento até às 19h. ENDEREÇO: Avenida das Hortênsias, 5507 – Gramado.

Gastronomia na Serra Gaúcha
Pacote de Viagem para o sul

A gastronomia é umas das atrações principais da Serra Gaúcha. Boa parte dos turistas procura as cidades da região em busca dos pratos que resgatem sabores das cozinhas alemã, italiana e nativa. Em Gramado e Canela, há um grande destaque para a culinária alemã e suíça, destacando-se os fondues e cafés coloniais, sem falar nos chocolates artesanais.

Já nas cidades da rota da Uva e Vinho predominam as raízes italianas como pães, salames, queijos, polenta ao molho e galetos, sempre harmonizados com os vinhos produzidos por lá. As famosas churrascarias estão em toda a parte e, além de servirem carnes suculentas, ainda oferecem pratos típicos do sul, a exemplo surge o arroz carreteiro e o feijão tropeiro.

Compras na Serra Gaúcha

Pacote de viagem Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é um verdadeiro shopping a céu aberto com opções tão variadas que é quase impossível o turista sair sem as malas cheias. Na Rota das Hortênsias há malharias, lojas de artigos de couro, cristais, móveis e guloseimas irresistíveis, a exemplo chocolates e doces. Gramado concentra a maioria do comércio, mas também disponibiliza boas opções de compra em Canela e Nova Petrópolis.
Já a região da Uva e do Vinho oferece as melhores bebidas produzidas na Serra, principalmente Bento Gonçalves, onde está a maior parte das vinícolas. Em Garibaldi a dica é comprar os espumantes produzidos na cidade.