Florianópolis

A capital de Santa Catarina, Florianópolis, destaca-se por apresentar paisagens paradisíacas. Entre as belas praias, divididas em Norte ou Sul, as que mais se destacam são a Canasvieiras, a Brava, a Joaquina, a Mole, entre outras. No entanto, a diversão vai muito além das areias: à noite, os barzinhos da orla animam os turistas que integram o time dos baladeiros. Com tantos hotéis renomados na costa de Floripa, como é conhecida, fica até difícil para o turista escolher em qual deles se hospedar durante as férias. Um deles destaca-se por sua infraestrutura de resort: Costão do Santinho Resort, localizado na Praia do Santinho.

Atrações em Florianópolis

História, litoral, esportes e badalação. Quer algo mais?

Pacote de turismo Floriranópolis

As atrações de Florianópolis agradam a todos, desde aqueles que adoram história, os que não dispensam uma boa praia, os que gostam de descobrir novas paisagens, tirar fotos em locais lindos e se divertir à beça. Se este é o seu conceito de férias perfeitas, embarque nesta viagem a Floripa.
Nos treze distritos da grandiosa Florianópolis (localizada na ilha chamada de Santa Catarina), pontos para se observar a natureza não faltam como o “refúgio” de Santo Antônio de Lisboa, a Praia Ponta dos Canas, a Lagoa da Conceição, o núcleo pesqueiro Barra da Lagoa e a comunidade de Ribeirão da Ilha, conhecida por ser uma das primeiras vilas ribeirinhas do estado catarinense.

No distrito de São Francisco de Paula de Canasvieiras, a praia de Canasvieiras é considerada o primeiro balneário da Ilha devido à proximidade das Fortalezas de Santa Cruz do Anhatomirim e de São José da Ponta Grossa. A Praia de Jurerê não fica atrás e sedia clubes e hotéis, num maravilhoso cenário de águas calmas e azuis. O charmoso distrito de Ingleses do Rio Vermelho chama a atenção pelas inscrições rupestres da Praia do Santinho e pela badalada Praia dos Ingleses. No distrito de Cachoeira de Bom Jesus, uma praia bastante disputada é a Brava, distante 37 km do centro, que como o nome já entrega, possui ondas fortes.

Fonte:Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, Prefeitura Municipal de Florianópolis e Órgão Oficial de Turismo de Santa Catarina.

Gastronomia

Frutos do mar não faltam na Capital da Ostra!

Ostras, tradicionais em Florianópolis

Delicie-se com o que há de mais gostoso em Florianópolis! No cardápio, a cidade guarda apetitosas receitas como os pratos à base de frutos do mar, os queridinhos dos turistas. A dica é provar a tradicional seqüência de camarão, uma combinação irrecusável que reúne casquinha de siri, porções de camarão – frito, à milanesa e ao bafo – e filé de peixe grelhado ao molho de camarão com acompanhamentos. Alguns locais, de quebra, ainda oferecem o saboroso pirão com o peixe, além de porções de ostras e mariscos.
Para quem gosta de açúcar, os doces são uma atração à parte em Floripa. Preparados com toda a delicadeza do catarinense, os mais apetitosos são as cucas, bolos comumente cobertos por uma farofa de açúcar e canela, vistos nos sabores mais clássicos como o de maçã e banana, entre outros. Além da cuca, há delícias de outros países como o sabor dos doces alemães, com maçãs, frutas secas e muito, mas muito creme; portugueses, o costumeiro pastelzinho de Belém e de Santa Clara; e os bolos argentinos.

Compras em Florianópolis

Rendas de bilro e outros artesanatos

Pacote de turismo Florianópolis

Não se despeça de Floripa sem antes conferir a grandeza dos produtos artesanais. Os trabalhos mais comuns são as rendas de bilro, delicados trabalhos apreciados no Brasil e no exterior. Esta técnica de rendar é ensinada de mãe para filha e apresenta pontos belos como Tramoia, Perna Cheia, Margarida, Pano, Meio Ponto entre outros.  As rendeiras de bilros, que, na verdade, são pequenas madeiras, divididas em pares, se concentram na Lagoa da Conceição e produzem rendas diferentes das nordestinas.
Por fim, vale a pena comprar os delicados cestos e balaios, os artesanatos de palha e as peças feitas nos teares manuais, frutos dos costumes e tradições de Floripa. Anote este ponto de encontro: grande parte dos artesãos de Florianópolis se concentra ao redor da Lagoa da Conceição e também em feirinhas pela cidade. A Arte Floripa é uma delas e acontece todos os domingos no Parque da Luz e na Praça XV de Novembro.