Itacaré

Coqueirais e areias brancas em Itacaré

Itacaré faz parte de um cenário exuberante da Bahia e se destaca por apresentar muita história em contraste com a natureza, detalhes capazes de seduzir qualquer viajante mais aventureiro. As construções da cidade são marcadas pelos casarões e igrejas, recheados com o luxo baiano. Nos quesitos aventura e diversão, o destaque vai para os esportes como o surf, a canoagem, rapel e tantos outros que irão desafiar a sua coragem.

Do cacau ao turismo. Conheça Itacaré!

Itacaré nos mostra um passado marcado pelo plantio de cana de açúcar e uma herança enorme da época do Império do Cacau. Os portugueses vieram para o Brasil e trouxeram os jesuítas que ergueram uma das mais belas construções de Itacaré, a Igreja de São Miguel. De tão importante, a capela se tornou “centro da cidade” e virou ponto turístico disputado, uma vez que ainda pode ser visitada.

Candomblé e capoeira completam a cultura

Pacote de turismo Itacaré

Toda a cultura itacareense é voltada à capoeira, candomblé e festas típicas, confirmando que esta é uma cidade tipicamente baiana, já que pelo estado todo é comum encontrar costumes que tiveram origem africana, por conta dos escravos que chegaram à essa terra no Período Colonial. Inclusive, sexta-feira é dia de vestir branco na Bahia, uma tradição do Candomblé em homenagem a Oxalá. A cultura típica também é vista nas festas juninas de Itacaré, onde cada bairro prepara seu arraial e só há uma única certeza nesta festança: não tem hora para acabar!

Atrações de Itacaré

Pacote de turismo em Itacaré

Antes de partir rumo a Itacaré, anote alguns locais imperdíveis que merecem uma visita durante a estada na cidade. As trilhas em direção às praias mais distantes são atrativos diferentes, que agradam os turistas, além de ser a melhor forma para conhecer as paisagens paradisíacas da região. O pôr-do-sol de Itacaré, na Ponta do Xaréu, é um presente e tanto para os visitantes e fica mais bonito ainda acompanhado pela ginga dos capoeiristas locais – é muito comum por lá ver pessoas jogando capoeira.

Para quem gosta do burburinho e do típico agito noturno, a dica é conhecer o centrinho de Itacaré, com pequenos e charmosos restaurantes ao lado de baladas discretas, como se fossem luaus, que apostam no reggae e no forró. Vale a pena também se aventurar nos atrativos radicais de Itacaré, como o rafting na cachoeira do Rio de Contas e também a canoagem no Rio Tijuípe. Além disso, Itacaré ainda guarda um quê interiorano dividindo espaço com a badalação dos surfistas. No quesito ondas, os surfistas deixam claro que o litoral itacareense é perfeito para ótimos momentos de pura aventura. Já para quem gosta de programas mais calmos, uma boa opção é praticar o turismo ecorural, com visitas a fazendas de cacau e reservas ecológicas.

Aproveite cada onda das praias itacareenses

Pacote de turismo para Itacaré

Itacaré é uma cidade de sorte em virtude de sua localização e oferece inúmeras praias à disposição do turista. O litoral é calmo, tem boa infraestrutura hoteleira com resorts luxuosos e oferece paisagens dignas de cartão-postal. O destino é um dos mais cobiçados de uns tempos para cá por seus quase 30 km de litoral preservado. Mas um dos grandes destaques do local é o surfe, afinal, as praias são perfeitas para a prática do esporte. Inclusive, de tão famosa que é, a região tornou-se palco para inúmeros campeonatos, torneios e encontros de surfistas do mundo inteiro.

Antes de entrar de cabeça nesta onda, não esqueça de verificar a condição de cada praia. Uma das queridinhas dos esportistas é a de Itacarezinho, com ondas fortes e boas para surfar. A Praia da Tiririca é outra bastante frequentada pelos turistas, afinal, é considerada a praia de maior pico da Bahia inteira. Anote também a Praia da Engenhoca, cujo acesso é através de uma trilha entre os coqueirais. E para fechar com chave-de-ouro este circuito do surfe em Itacaré, vale a pena conhecer a do Hawaizinho, considerada uma ótima praia para o esporte. Detalhe imperdível: para chegar até lá, é preciso passar por um mirante, cuja vista é perfeita para lindas fotos.

Fonte:Prefeitura Municipal de Itacaré, Portal da Costa do Cacau, Ministério do Turismo, Portal Oficial do Estado da Bahia e Instituto de Turismo de Itacaré.

Cachoeiras e muita aventura em Itacaré

Pacote de viagem Bahia

A cidade não agrada somente aos adoradores de praia, mar e sol, mas também àqueles que adoram aventura e ecoturismo. Itacaré tem à disposição do turista atrações como cachoeiras, trilhas e ótimas corredeiras, perfeitas para o rafting. Existem boas opções para os fãs de mountain bike, arvorismo ou trekking, com trechos passando pela Mata Atlântica.

Em relação às trilhas, anote esta aqui e não deixe de visitar: o trecho que leva à Prainha é um dos mais belos da cidade. Vale lembrar que estes percursos devem ser feitos com o acompanhamento de guia ou de alguém com experiência pelo lugar, para que não haja riscos de se perder em mata fechada. Quanto ao rafting, o ponto de encontro dos aventureiros é no Rio de Contas, corredeira que atravessa grande parte da região. A descida normalmente dura uma hora e meia e os que já fizeram este passeio dão a dica que é imperdível.

Fonte:Prefeitura Municipal de Itacaré, Portal da Costa do Cacau, Ministério do Turismo, Portal Oficial do Estado da Bahia e Instituto de Turismo de Itacaré.

Península de Maraú: ecoturismo a flor da pele

Pacote de turismo Bahia

Já que está em Itacaré, aproveite para conhecer Península de Maraú. Situada próximo ao paraíso itacareense, a localidade é formada por cerca de 90 ilhas e traz em seu cotidiano um quê colonial, com engenhos de dendê fazendo parte do cenário local.

Em Maraú, há várias belezas que os adoradores de ecoturismo irão simpatizar. Uma delas é o Morro Bela Vista, conhecido também como Morro do Celular. Neste ponto, o turista consegue ter uma ótima vista de toda região, portanto, máquina fotográfica é indispensável nesta hora. Aos viajantes que preferem a calmaria, a dica é conhecer as piscinas naturais que existem por ali. É na Praia de Taipus que o viajante consegue curtir este clima de tranquilidade, além de observar corais e peixes coloridos.

Conheça também a Cachoeira do Tremembé, a única que deságua no mar. A Lagoa Azul é outro ponto turístico de destaque, cercada por montanhas e com águas cristalinas, perfeitas para banho. Não deixe de visitar a graciosa paisagem da Ilha da Pedra Furada, além de fazer um passeio de jipe, pois só assim, o turista consegue conhece vários locais da região.

 Fonte:Prefeitura Municipal de Itacaré, Portal da Costa do Cacau, Ministério do Turismo, Portal Oficial do Estado da Bahia e Instituto de Turismo de Itacaré.

Saiba mais sobre:

Praia da Ribeira
Pacote de viagem para Itacaré

Uma das praias mais procuradas de Itacaré, por causa da facilidade em chegar até o local, já que é próxima ao centro e fica dentro da cidade. Lá também há uma trilha, que corta a mata atlântica, que é caminho para a Prainha. Outro destaque da Praia do Ribeira é um pequeno rio de água doce, vindas de um riacho que corta as areias.

Praia do Itacarezinho
Pacote de turismo Itacaré

Não se engane com o nome: esta é a mais extensa praia de Itacaré. Mas também é a mais distante do centro, o que não assusta os surfistas, pois ondas boas por lá não faltam. Mas Itacarezinho é tão grande que é uma boa pedida para os que vão descansar, pois, com certeza, lá terá um espaço de sossego e paz.

Praia do Ciríaco
Pacote de turismo para Bahia

A natureza foi generosa e, com certeza, vai encantar todos aqueles que visitarem esta praia. O destino é ideal para quem tranquilidade, já que o local é de difícil acesso e possui pouca infraestrutura.

Praia de São José
Pacote de viagem para Bahia

O visual de praia é encantador. Por ser um pouco distante do centro, tem um ar intimista, apesar dos surfistas que vão até o local atrás das boas ondas. É lá que está o Itacaré Eco Resort, que garante a boa infraestrutura turística da Praia de São José.

Praia de Jeribucaçu
Pacote de turismo Bahia

O difícil acesso faz este local ser bastante procurado pelos fãs de aventura, seja em terra para a prática do trekking ou no mar para surfar. É bem preservada e pouco freqüentada pelos “não-aventureiros”. Vale ressaltar que as praias do Burundança e do Havaizinho são similares a esta.

Prainha
Pacote de turismo para Bahia

Muitos a considera como a praia mais bela do Brasil. Se não for a mais bonita, deve constar na lista das mais. Águas transparentes e mornas, cercada por natureza estonteante. Mas atenção: é literalmente cercada. A chegada à praia é feita por uma trilha pela mata atlântica, passando por cachoeiras incríveis.

Cachoeira do Cleandro
Pacote de turismo Bahia

Chegar até lá não é nada fácil, mas o passeio vale a pena – navegação pelo Rio das Contas e caminhada por uma mata de exuberante beleza. Calma, esse é só o passeio para chegar. Não gaste todas as fotos, pois a natureza dá um show nesses 20 metros de queda d’água, que formam piscinas naturais ótimas para banho.

Cachoeira da Usina
Pacote de viagem para Bahia

Esta bela cachoeira com 14 metros de queda d’água é cercada de história. Foi extremamente importante para Itacaré, pois era dali que a cidade era abastecida de energia elétrica em meados de 1940. Vale lembrar que a época era gloriosa para a cidade, que vivia da prosperidade das fazendas de cacau.

Farol de Itacaré
Pacote de turismo Itacaré

O turista deve conhecer o Farol, que fica localizado na Praia da Concha, na entrada do Rio de Contas. Na época cacaueira, o local servia para orientar os barcos que vinham ao litoral itacareense. Depois que este ponto foi restaurado, os ribeirinhos garantem que se tornou o único farol quadrado do mundo inteiro. É apontado como o melhor ponto para apreciar o pôr-do-sol na cidade.

Gastronomia de Itacaré

pacote de viagem Bahia

Peixes, carne de sol e tapioca. Itacaré agrada a todos!
Como toda boa cidade praiana, o cardápio itacareense é voltado aos frutos do mar e também às frutas. Os pratos mais comuns são as moquecas e os preparos com os peixes, normalmente, incrementados com leite de coco e especiarias. Vale a pena provar a salada de bacalhau, o estrogonofe de polvo e as receitas que têm como ingredientes principais o siri, o caranguejo, as lagostas e, é claro, os irresistíveis camarões graúdos.

Claro que o apimentado jeitinho baiano de cozinhar também é encontrado na gastronomia itacareense. O turista se depara com iguarias como o tradicionalíssimo acarajé, a saborosa carne de sol, o bobó, as tapiocas doces e salgadas e muitas outras opções. Quanto às frutas, não deixe de experimentar as delícias locais como o jambo, o coco, a jaca, o caju, o cacau, a manga, entre outras.

A variedade não para nos pratos típicos. Ela se estende aos restaurantes. Em uma semana de viagem, o visitante consegue apreciar os quitutes de lugares distintos, desde pizzarias, creperias, lanchonetes, bares típicos e noturnos. Muitos estabelecimentos ganharam o ar da graça por funcionarem em antigos casarões de séculos atrás, o que garante um charme colonial a cada restaurante de Itacaré.

Compras em Itacaré

Pacote de turismo Bahia

O artesanato de Itacaré começou a se desenvolver recentemente. Deve ser por isso que o comércio está concentrado em poucos lugares – nas ruas Lodônio Almeida e Pituba. Mas nestes pontos o turista pode encontrar artesanatos diversos como bolsas bordadas, camisetas pintadas à mão, brincos, trabalhos com papel machê, artefatos com coco, quadros, cerâmicas e muitos outros produtos. Além disso, há trabalhos com conchas e sementes em objetos belíssimos.

Itacaré é uma cidade extremamente ligada à preservação do meio ambiente. Para que este objetivo dê cada vez mais certo, a conscientização é grande para que, até mesmo, os objetos de lembrança sejam sustentáveis. Do coqueiro, por exemplo, as fibras se tornam luminárias enquanto as folhas se tornam chapéus e por aí vai. O importante é ter criatividade para inventar os mais diferentes artesanatos com folhas e sementes, utilizando todos os recursos possíveis destes materiais.

Os viajantes que gostam de revirar o comércio em busca de novidades irão gostar de Itacaré. Ande pelas ruazinhas da cidade e encontre lojas que vendem joias exclusivas com pedras semipreciosas, sandálias artesanais, peças em crochê, moda praia e tudo mais que possa imaginar. Aos surfistas, uma boa notícia: já que Itacaré é considerada a terra do surfe, é claro que o centrinho tem lojas destinadas a este grupo. Pranchas, parafinas, acessórios, equipamentos… tudo tem por lá! Vale a pena conferir cada produto à venda!