Bento Gonçalves

A Pequena Itália

Bento Gonçalves, a capital brasileira do vinho, desponta entre vales e montanhas da Serra Gaúcha. Localizada aproximadamente a 125 km de Porto Alegre, este ponto turístico recebe milhares de turistas o ano todo e aprimora a sua estrutura, garantindo conforto e férias inesquecíveis.
O charme de Bento Gonçalves fica por conta, é claro, das raízes italianas. Costumes e tradições da Velha Bota são legados deixados pelos imigrantes que chegaram na região há 125 anos. Dependendo da época do ano, ocorre até neve, só para deixar a cidade ainda mais encantadora, se assim for possível!
Aproveite as inúmeras atrações desse pedacinho da Itália perdido no Sul do Brasil. Em Bento Gonçalves é possível vivenciar todo o cultivo da uva, visitar fazendas, plantações, além de degustar excelentes vinhos. Monte sua viagem, dê um passeio de Maria Fumaça e delicie-se com os tradicionais cafés da manhã da região e muito mais.

Uma cidade fina, assim, como sua principal atividade!

Pacote de viagens Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é o tipo de cidade que acolhe bem seus visitantes. Possui ótima infra-estrutura, um povo hospitaleiro e uma qualidade de vida invejável. A cidade é a sexta no país e a primeira no Estado do Rio Grande do Sul em desenvolvimento humano e qualidade de vida, segundo a ONU. Então, nada melhor do que unir o útil ao agradável e aproveitar, além dos ares da cidade, as diversas atrações. Quando o turista chega a Bento Gonçalves logo se depara com o cartão postal da cidade e tem a impressão de estar no mundo dos vinhos. Um pórtico em formato de pipa (barril de vinho), com 17 metros de altura, lhe dá as boas-vindas. O motivo é claro, a cidade tem o título de maior pólo vitivinícola do Brasil, ou seja, é a maior produtora de vinhos do país. As construções na cidade possuem forte influência da colonização italiana e isso fica claro na Via Del Vino, a mais tradicional avenida da cidade. Aqui o viajante encontra um chafariz que jorra água na cor de vinho e a estonteante arquitetura do Palácio Municipal.

Outras atrações que não podem ficar de fora do roteiro de passeio do visitante são: visita ao Museu do Imigrante, que traz toda a história de Bento Gonçalves e monumentos dados pela Itália, uma vez que o povo italiano foi o precursor no desenvolvimento da região; a Capela Nossa Senhora das Neves, que foi construída com vinho como liga; e “Os Caminhos da Pedra”. Este último atrativo é um espaço que resgata a cultura dos imigrantes italianos, onde os seus próprios descendentes recebem os turistas e mostram a originalidade de sua cultura, gastronomia e arquitetura.

Gastronomia de Bento Gonçalves

Por onde o visitante andar, encontrará fortes traços da colonização italiana. Não há dúvidas de que um dos pontos mais característicos desta influência se desenvolva na gastronomia da cidade, uma vez que a culinária é um retrato da história daquele povo, sendo aprimorada a cada nova geração. E é exatamente isso que acontece na Serra Gaúcha e em suas cidades. Bento Gonçalves faz parte da Região Uva e Vinho, colonizada pelos italianos, que possuem uma cultura fortíssima, principalmente quando se refere à gastronomia. Não há como definir a culinária local, pois a própria Itália sofreu influências árabes, francesas, entre outras. A única coisa que pode se afirmar é que ninguém resiste aos pratos das ‘mammas gaúchas’ quando estão sobre as mesas.
Como dito anteriormente, a gastronomia de Bento Gonçalves segue à risca a alimentação dos italianos. Quando o visitante chegar em um dos vários restaurantes da cidade, com certeza, encontrará no cardápio massas, principalmente ravioli com funghi seco. Outra pedida tradicional na região é os galetos assados, acompanhados das tradicionais polentas fritas, que só os descendentes de italianos conseguem alcançar o ponto certo. Queijo à vontade, linguiça assada, pratos acompanhados de bacon, muita carne e a deliciosa maionese de batatas completam a mesa perfeita para o turista na cidade de Bento Gonçalves.

Fonte: Semtur

Compras em Bento Gonçalves

Pacote de viagens Bento Gonçalves

E já que a cidade é considerada a capital brasileira da uva e do vinho, nada mais justo do que sair da cidade com as sacolas repletas de bons vinhos, ou melhor, de ótimos vinhos. E o que não falta em Bento Gonçalves são estabelecimentos apropriados para a compra da bebida. O mais interessante é que em alguns lugares, o consumidor consegue degustar diferentes tipos de vinho e levar para casa aquele que mais lhe agrada. Durante as visitas às vinícolas da região, os turistas podem adquirir os famosos vinhos finos, com Selo de Indicação de Procedência, que garante a origem dos mesmos.

Não esqueça das lembrancinhas!

Pacote de viagens rio grande do sul

Como em qualquer cidade, Bento Gonçalves também tem suas lojas especializadas em produtos da região, principalmente com artigos coloniais e muito artesanato. No caminho do Vale do Rio das Antas, o turista encontra tendas de produtos artesanais, opções variadas de artesanatos e também excelentes lancherias.